SAÚDE DOS OLHOS: CONSULTAS E EXAMES NO CAIS DE ITUMBIARA

A Prefeitura de Itumbiara está se dedicando à saúde da nossa gente e quando o assunto é oftalmologia o município é destaque em Goiás. Mensalmente são realizadas 120 consultas pelo Sistema Único de Saúde, ou seja, são 1.440 consultas por ano.

Você precisa de uma consulta? Saiba como funciona:

A coordenadora da equipe médica de oftalmologia do município, Flávia Cristina, conta como conseguir o benefício. “A pessoa procura a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e durante o atendimento médico vai citar que precisa de uma atenção maior nos olhos, desta forma este profissional vai solicitar um encaminhamento para o oftalmologista. O cidadão já sai da UBS sabendo o dia e horário da consulta que é sempre realizada no CAIS do Bairro Paranaíba”.

Exames e cirurgias gratuitas

Segundo Alexandre Caiado, médico oftalmologista que lidera o grupo nas consultas agendadas, no local são oferecidos vários exames, todos com acompanhamento de três ou quatro oftalmos. As pessoas saem do CAIS já com o diagnóstico ou uma receita para os óculos ou colírio e até mesmo com a indicação, se for o caso, da necessidade de cirurgia, destaca o médico.

Se o caso é de cirurgia, o paciente é encaminhado para a regulação que incluirá os seus dados na fila de espera junto ao CEROF (Centro de Referência em Oftalmologia), localizado em Goiânia. A partir daí o paciente vai aguardar, de acordo com o grau de urgência, para o agendamento do procedimento cirúrgico.

EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO

Itumbiara é referência em Educação de Tempo Integral!

E foi devido a este destaque que, neste dia 12/02, a Secretária Municipal da Educação, Simone Araújo, juntamente com os Coordenadores do Departamento Pedagógico, Dione Carlos e Mara Lúbia, estiveram na Cidade de Chapadão do Sul-MS para apresentar a proposta da Educação de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Itumbiara. Na oportunidade, a equipe ministrou uma formação com o Temática: “Educação Integral e integrada: reflexões e apontamentos”. O público-alvo foram os Professores e gestores das escolas da cidade sul-mato-grossense, que inicia o processo de implementação da Educação de Tempo Integral.

Após o momento de formação, a Secretária e sua equipe foram recebidas pelo prefeito da cidade, Sr. João Carlos, que agradeceu a parceria e a valorosa contribuição da equipe que com esse momento fortaleceu a proposta de implementação da proposta de Educação de Tempo Integral na cidade. Para a Secretária da Educação, momentos como estes, de troca de experiências, são fundamentais para construção de uma educação de qualidade.

Itumbiara está entre as seis cidades goianas com menor risco social familiar

Pesquisa realizada pelo Instituto Mauro Borges e divulgada pelo jornal O Popular apresenta as cidades goianas com menor risco social familiar. O Índice Multidimensional de Carência das Famílias é um cálculo utilizado para identificar e monitorar as principais carências dos domicílios goianos e nortear as ações de políticas sociais.

Semestralmente o índice coleta dados das famílias cadastradas no CadÚnico e assume os valores de 1 a 0, sendo 1 para carência máxima e 0 para ausência de carências das necessidades básicas. O estudo leva em conta condições de moradia, saneamento básico, escolaridade e renda familiar. Ou seja, quanto mais próximo de 0 o índice do município, maior a qualidade de vida das famílias. Itumbiara vem melhorando seus resultados desde 2018 e na última análise feita em dezembro de 2019, nos 246 municípios goianos, nossa cidade se destaca no 6º lugar do ranking das cidades com menor risco familiar.

by Decom Itumbiara Geral

1ª REUNIÃO GERAL 2020 EDUCAÇÃO

A Rede Municipal da Educação, recebeu nessa segunda-feira, 6 de janeiro, os servidores, diretores e coordenadores pedagógicos para a 1ª Reunião Geral do ano. Para este momento, foi escolhida a temática “SOMOS O TIME DA EDUCAÇÃO!!!”, com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância da superação dos limites e do trabalho em equipe. A Reunião aconteceu em um clima de bastante descontração e receptividade com diversas atividades lúdicas, proporcionando aos servidores uma recepção calorosa e afetuosa. E pensando nessa valorização e no processo de formação continuada, que durante o mês de janeiro serão realizadas inúmeras formações com palestras e oficinas pedagógicas. Segundo a Secretária da Educação, Simone Araújo, momentos como estes são de extrema importância para o fortalecimento das equipes, estimulando ainda mais a qualidade nos serviços prestados na educação.

 

COMBATE À DENGUE NO CENTRO DA CIDADE

Nessa semana o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypit está concentrado no Centro de Itumbiara. Além de toda a equipe da Endemias, a iniciativa conta o apoio da Vigilância Sanitária e também do Código de Posturas. Os profissionais estão visitando as residências e todo o comércio. Estão fazendo limpeza de calhas, notificações, panfletagem e pit stop para orientar a população da importância da conscientização e da ajuda nessa luta. O trabalho começou nessa segunda-feira, 6 de janeiro e já foram encontrados vários recipientes com água acumulada, caixa d´agua sem tampa, muitos focos do mosquito transmissor da dengue, Zica e Chikungunya e até escorpiões. O trabalho no centro de Itumbiara continua até sexta-feira, 10 de janeiro.

 

OBRAS PARA REPARAR OS DANOS E EVITAR ALAGAMENTO ESTÃO A TODO VAPOR

Itumbiara vem sofrendo com o volume de chuva muito grande desde o ano passado. E a Prefeitura de Itumbiara através da secretaria de Obras, vem trabalhando incansavelmente para diminuir os danos causados pela chuva e assim trazer mais conforto e segurança aos moradores.No Córrego das Pombas já foram realizados reparos em dois trechos entre outubro e novembro. No córrego Água Suja dois trechos já foram reparados, a equipe trabalha no terceiro trecho danificado. A manutenção dos córregos continuará até que todos os trechos afetados estejam restaurados.Para evitar alagamentos a Prefeitura vem realizando várias obras de drenagem e canalização. Já passou pelas ruas Floriano Peixoto, Rui de Almeida, avenida Rogelina Maria de Jesus, João Manuel de Souza, entre outras. E tem ainda o trabalho de manutenção e limpeza das bocas de lobo que é realizado durante todo o ano. Lembrando que uma boca de lobo entupida pode trazer grandes transtornos, por isso é importante não jogar lixo na rua. A Prefeitura de Itumbiara pede a conscientização e o apoio da população para manter as grelhas e os bueiros limpos.

 

by Decom Itumbiara Obras

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA

A 2ª Audiência Pública de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, aconteceu no auditório do Palácio 12 de Outubro, na noite do dia 16 de dezembro de 2019. Uma iniciativa da Prefeitura de Itumbiara, através da Superintendência Municipal de Trânsito.O Plano visa integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito, observando princípios de inclusão e sustentabilidade. O Objetivo da Audiência pública é que a população participe da avaliação das condições atuais de mobilidade e ajude a indicar alternativas para os próximos anos. Nesse segundo encontro foram apresentados o perfil de mobilidade, os modos de transporte mais utilizados, a acessibilidade ao trabalho, educação e saúde por região da cidade e outras diversas análises quanto as facilidades e dificuldades encontradas em Itumbiara para as pessoas se deslocarem. Com essas informações é possível desenvolver com mais profundidade os planos e leis que vão estabelecer a política de mobilidade urbana do município.A próxima e última Audiência Pública deve acontecer em junho de 2020 com a apresentação da minuta da lei e as propostas discutidas durante todas as audiências.

by Decom Itumbiara Geral

AUDIÊNCIA PÚBLICA SAÚDE

A Prefeitura de Itumbiara, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 11 de dezembro, no Palácio 12 de Outubro, a Audiência Pública do Fundo Municipal de Saúde, onde foram apresentados números dos 02 primeiros quadrimestres de 2019. Destaque para a Atenção Básica que, de janeiro a agosto, realizou 47.440 atendimentos médicos, 9.705 odontológicos e quase 20 mil doses de vacinas administradas. Nos dados apresentados da Média e Alta Complexidade, mais de 50 mil pessoas foram atendidas no Pronto Socorro do Hospital Municipal e 3.923 pacientes entre internação clínica e cirúrgica. Também foram apresentados os números da UPA, CAIS, CAPS e CEO com mais de 100 mil atendimentos médicos, psicológicos, fisioterapia e demais especialidades. Esses e outros dados, de todos os órgãos ligados à saúde, foram divulgados aos participantes. Foram repassadas informações de despesas, receitas e aplicação de recursos. Para a Secretária Municipal de Saúde, Maricel Abdala, uma ótima oportunidade de divulgar com transparência os serviços prestados à população. Todos os demonstrativos divulgados na Audiência estão disponíveis no site da Prefeitura de Itumbiara (Itumbiara.go.gov.br).