APLICATIVO DADOS DO BEM EM ITUMBIARA

Itumbiara agora faz parte da rede Dados do Bem, um aplicativo que com base nas suas respostas faz a triagem dos sintomas do covid-19. Quem se enquadrar nos sintomas receberá o convite para realizar o teste do Coronavírus.

É só baixar o aplicativo Dados do Bem no celular, fazer o cadastro com nome, endereço, CPF e localização, e responder perguntas de autoavaliação. Caso seja necessário, a pessoa receberá um QRCode no celular, que dá o direito de fazer o teste em uma unidade básica de saúde.

Caso o usuário do aplicativo seja diagnosticado com Covid-19, as pessoas que o positivo teve contato, receberão o convite para também fazerem o teste. Desta forma, o rastreamento dos contaminados será mais eficaz, permitindo identificar com maior precisão como está a propagação do vírus em cada cidade goiana.

INFORMAÇÕES GOVERNO DO ESTADO

A princípio, a adesão ao Dados do Bem poderá ser feita por 78 municípios, entre os que têm o maior percentual de contaminação e as cidades turísticas. A escolha foi determinada por critérios técnicos elaborados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essas mesmas cidades receberão equipamentos para testagem em massa. A ação ocorre por meio de um convênio firmado com o Instituto Butantan, de São Paulo, e o Programa Todos Pela Saúde, do Banco Itaú, em parceria com outros órgãos.

Com as informações sobre locais e regiões com maior índice de contaminação, o isolamento social será mais específico. Antes, a quarentena deveria ser para todas as pessoas. Agora, com o app, a expectativa é de que o isolamento seja apenas para os que realmente estão diagnosticados ou têm grande risco de contaminação.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data, e doada para auxiliar no combate ao novo coronavírus.