AMPARU, UM LAR DE AMOR PARA OS ANIMAIS

O Prefeito Zé Antônio e o Secretário de Administração e Recursos Humanos, Adriano Martins, visitaram a AMPARU – Associação Municipal de Proteção a Animais em situação de Rua e reafirmaram o compromisso social com a instituição, renovando o convênio que permite a cessão de servidores para atuarem junto à causa.
.
A AMPARU fornece assistência para os animais com alimentação, abrigo e tratamento de saúde. A entidade teve início há vinte e um anos, individualmente pela voluntária Meire de Souza Freire que, com o passar do tempo e aumento da demanda, ficou impossibilitada de manter e abrigar os animais em sua casa. Oficialmente a sua criação foi realizada em 2014, e o primeiro convênio com a prefeitura aconteceu em 2016, no começo da atual gestão.
.
Há onze anos, algumas colaboradoras fundaram o “Projeto Quatro Patas” com a finalidade de ajudar nas despesas com os animais abrigados pela fundadora. Já com uma demanda de cem animais, decidiu-se então formalizar esse Projeto com a criação de uma Associação e do abrigo de animais, o Canil São Lázaro, localizado em imóvel alugado no Bairro Santa Rita, em Itumbiara.
No Canil São Lázaro são abrigados cerca de 100 cães e outros animais se encontram em lares temporários por falta de espaço. O benefício mais importante que o canil proporciona, além do cuidado com os cães, é a gradual tomada de consciência de que o cuidado com os animais não deve ser responsabilidade apenas dos órgãos públicos, mas diretamente de toda comunidade, independentemente de suas diferenças.
.
Hoje, o Projeto Quatro Patas/Amparu é o único regular no município que colabora para amenizar o problema de animais abandonados, já que é entidade não governamental atuante, com registro cadastral nos órgãos federais, estaduais e municipais, em especial no CRMV/GO – Conselho Regional de Medicina Veterinária.
.
Os convênios com todas as entidades filantrópicas, que prestam serviços nas mais diversas áreas sociais, resultam em um investimento de mais de R$ 11 milhões anualmente pela Prefeitura de Itumbiara.