PASTORAL DA PESSOA IDOSA E PASTORAL DA CRIANÇA SÃO APOIADAS PELA PREFEITURA

Você conhece a Pastoral da Pessoa Idosa de Itumbiara? A APPI é uma entidade de ação social fundada em 2004 e tem o objetivo de assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando os seus direitos na sociedade.
A atual gestão é parceira desse projeto e no último dia 14 de julho, o Prefeito Zé Antônio recebeu em seu gabinete a equipe da APPI e reafirmou o compromisso social com a causa, renovando o convênio entre a Entidade e a Prefeitura.
A Pastoral é coordenada por Maria da Glória Gois Silva e fica localizada na rua Sebastião Inácio de Souza, no bairro Nossa Senhora da Saúde. A entidade atende diretamente mais de 400 pessoas idosas e atua em parceria com o COMIDI – Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Itumbiara. O convênio com a PPI foi firmado a primeira vez em 2014.
Na mesma data o prefeito Zé Antônio reafirmou também o compromisso com a Patoral da Criança de Itumbiara, coordenada pela Maria Darc. A entidade é o braço municipal da Patoral da Criança Nacional, reconhecida internacionalmente pela luta em prol da vida, especialmente cuidando de gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Aqui não assistem apenas Itumbiara, mas absorvem uma demanda regional, englobando 21 municípios e atendendo atualmente quase 700 crianças.
Pastoral da Criança iniciou no Brasil em 1983, no Paraná, com a médica Pediatra Dra. Zilda Arns Nilmam a pedido do Bispo da época Dom Geraldo Magela, por ver que as crianças morriam muito cedo por desnutrição e pneumonia. Em Itumbiara a Pastoral da Criança chegou em 1994, na Paróquia São Sebastião, trazida pelo Bispo na época, Dom José Carlos Castanho de Almeida. A gestão municipal tem um olhar e um cuidado especial com as entidades que trabalham a primeira infância.
Os convênios com todas as entidades filantrópicas, que prestam serviços nas mais diversas áreas sociais, resultam em um investimento de mais de R$ 11 milhões anualmente pela Prefeitura de Itumbiara, que também tem papel importante por meio da realização da Festa da Solidariedade – O Arraiá, adiado devido a pandemia.