QUASE 800 ESCORPIÕES FORAM CAPTURADOS EM ITUMBIARA NOS PRIMEIROS 6 MESES DESTE ANO

Entre janeiro e junho deste ano, a equipe da UVZ – Unidade de Vigilância de Zoonoses de Itumbiara, recebeu 242 solicitações de visitas para controle de escorpiões. Durante essas visitas foram capturados 518 escorpiões.

Além das residências visitadas, foram vistoriados os cemitérios do município com coleta de mais 268 escorpiões, ou seja, ao todo 786 escorpiões capturados em Itumbiara nos primeiros 6 meses deste ano.

Segundo a diretora da UVZ, a bióloga Fernanda Camargo, no laboratório de entomologia do município aproximadamente 50 animais pariram, com média de 11 filhotes por cria. “Cada fêmea poderia ter parido até 3x ao ano, por até 5 anos, com média de 11 filhotes. Essa conta é surpreendente, caso o trabalho da equipe da zoonoses não tivesse sido realizado esses animais estariam soltos e possibilitando acidentes graves, em alguns casos levando até a óbito. Em apenas 1 ano no meio ambiente, esses 786 poderiam se transformar em 25 mil animais”.

Este ano 314 escorpiões que estavam em condições já foram encaminhados para produção de soro antiescorpiônico no Instituto Butantan em São Paulo.

Solicitações de visita podem ser feitas pelo Whatsapp (64) 9 92394111