ZOONOSES FECHA NOVA PARCERIA COM CETAS E CORPO DE BOMBEIROS

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Itumbiara, firmou nesta semana um novo acordo com o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama e também com o Corpo de Bombeiros.
As serpentes peçonhentas capturadas vivas pelos bombeiros e técnicos da UVZ, que antes eram soltas no habitat delas, agora serão encaminhadas para o CETAS e em seguida ao núcleo de ofiologia da PUC-GO, para extração de veneno e produção de soro antiofídico.
Em Itumbiara as serpentes peçonhentas mais encontradas são as jararacas e as cascavéis. Para evitar acidentes com as cobras, principalmente na área rural, alguns cuidados devem ser rotina, como por exemplo, verificar calçados e roupas antes do uso, usar luvas de raspa, perneiras, botinas ou botas, para manuseio de madeiras e entulhos.
E a parceria também tem mudança no trabalho com os animais silvestres com ferimentos, antes eles eram levados direto para o CETAS, agora serão encaminhados para Unidade de Vigilância de Zoonoses de Itumbiara.
De acordo com a diretora da UVZ, a bióloga Fernanda Camargo, muitas vezes esses animais não resistiam por causa da demora no deslocamento ou até mesmo no atendimento. “Com essas parcerias vai ser possível cuidar desses animais feridos aqui mesmo na cidade, se for um corte por exemplo, vai poder fazer uma sutura, e depois da recuperação soltá-lo num ambiente silvestre. E se for um caso mais grave, o animal será estabilizado antes de ser encaminhado para o CETAS, assim dando a oportunidade para esse animal sobreviver, o que às vezes não aconteceria se eles fossem diretamente para capital”.
Dúvidas, orientações e agendamento de visitas: (64) 9 9239-4111 – WhatsApp Zoonoses Itumbiara.