NAPCI – NÚCLEO DE APOIO AO PORTADOR DE CÂNCER EM ITUMBIARA

O prefeito Zé Antônio e o Secretário de Administração e Recursos Humanos, Adriano Martins, estiveram na manhã de sexta-feira (26/06) no NAPCI – Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer em Itumbiara. Na ocasião reafirmaram o convênio que existe desde 2009, permitindo a cessão de servidores municipais para trabalharem no local.
O NAPCI é uma instituição filantrópica fundada em maio de 2002, por um grupo de quatorze pacientes que enfrentavam a luta contra o câncer. A entidade atende aproximadamente 800 pacientes, encaminhando para tratamento oncológico nas cidades de Goiânia, Barretos e Jales. A entidade consegue disponibilizar transporte para os pacientes se deslocarem até estas cidades, além de auxiliar as pessoas no acesso a medicamentos para o tratamento e até mesmo auxiliar as famílias com alimentos e roupas arrecadados através de campanhas solidárias. No local existe ainda atividades motivacionais com as famílias. Enfim, o NAPCI é uma entidade que dá apoio e mais dignidade a todos os pacientes que tratam a doença.
A primeira presidenta da entidade foi a senhora Srª Rosangela Machado Barbosa dos Santos, uma das fundadoras, que permaneceu na presidência até seu falecimento, vítima de câncer, em setembro de 2003. Veio a assumir a presidência a Srª Alessandra Silva Lima Alves, ficando no cargo até 2005. A partir dai o Sr Itamar de Paula e Silva assumiu e ficou a frente da entidade até 2019. Atualmente o NAPCI é presidido pela Srª Leny Borges Ribeiro Oliveira.
Os convênios com todas as entidades filantrópicas, que prestam serviços nas mais diversas áreas sociais, resultam em um investimento de mais de R$ 11 milhões anualmente pela Prefeitura de Itumbiara, que também tem papel importante por meio da realização da Festa da Solidariedade – O Arraiá, adiado devido a pandemia.