CAIS DE ITUMBIARA RETOMA ATENDIMENTO NORMAL COM ESPECIALIDADES MÉDICAS

O Cais de Itumbiara voltou a oferecer na terceira semana de junho, todos os serviços que disponibilizava antes da pandemia do novo Coronavírus. Desde a metade do mês de março alguns atendimentos e especialidades foram suspensos por precaução.
A decisão do governo municipal, em conjunto com a Secretaria de Saúde, de retomar os atendimentos, levou em consideração dados técnicos e análises da Equipe de Vigilância Epidemiológica de Itumbiara. Para normalizar os serviços na unidade foram adotadas medidas mais rigorosas de prevenção à contaminação do Covid-19, incluindo a instalação de tendas e cadeiras no Cais, para que as pessoas cumpram o distanciamento adequado, além da disponibilização de álcool 70%. Foi analisado ainda a necessidade da população que precisa do atendimento médico especializado e que em alguns casos se tornou inadiável.
É importante lembrar que a farmácia, atendimentos em fisioterapia, odontologia, queimaduras, curativos e raio-x continuaram funcionando normalmente durante este período de três meses de suspensão. O aparelho de raio-x inclusive foi substituído por um mais moderno e funcional. O atendimento para os mais de mil diabéticos, inclusive com medicação necessária, também permaneceu sem interrupções. O que volta a partir de agora são as especialidades como oftamologia, pediatria, pré-natal, edocrinologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia, urologia e diversas outras.
É importante esclarecer que os serviços oferecidos no Cais funcionam através de encaminhamento e agendamento. Ou seja, quando a pessoa vai até a unidade de saúde do seu bairro e o médico constata a necessidade de um atendimento especializado, esse paciente é encaminhado para atendimento no Cais de Itumbiara com data marcada.