FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES: HABILIDADES DE MINDFULNESS

Nos dias 08, 09 e 10 de junho, o setor de Psicologia da Secretaria Municipal da Educação, através da psicóloga Lígia Ribeiro Horta, dá continuidade à formação online para gestores, ampliando o tema: Habilidades Socioemocionais nas Escolas. Na ocasião estão sendo abordadas as habilidades de Mindfulness, ou de Atenção Plena, que consiste em um estado mental caracterizado pela presença total no momento, pela autorregulação da atenção para a experiência presente, incluindo o que estamos fazendo, experimentando, pensando ou sentindo.

Pesquisas apontam que o exercício de tal prática traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, ampliando a capacidade de controle emocional, proporcionando a melhoria do humor, redução do estresse e da ansiedade, melhoria das capacidades cognitivas e melhoria na qualidade dos relacionamentos interpessoais, entre outros.

Para a Secretária Municipal da Educação, Simone Araújo, além de contribuir para a qualidade de vida e bem estar dos profissionais da educação, esta formação visa ainda direcionar os conceitos trabalhados para a prática pedagógica. “Almejamos que Mindfulness, dentre outras habilidades, possam ser ensinadas e desenvolvidas junto aos estudantes na escola em um processo de educação emocional, que contribua para o aprendizado, controle emocional, relacionamentos satisfatórios, bem estar e qualidade de vida também dos nossos alunos”.