MONITORAMENTO FEBRE AMARELA

A Prefeitura Municipal através da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Itumbiara informa que realiza o monitoramento de febre amarela através do aparecimento de macacos mortos.

Lembrando que os macacos não transmitem o vírus da febre amarela, pelo contrário, são tão vítimas quanto os humanos. E ainda cumprem uma função importante: ao contraírem o vírus, transmitido em ambientes silvestres por mosquitos do gênero Hemagogo e em ambientes urbanos pelo Aedes aegypti, eles servem de alerta para o surgimento da doença no local.

Nosso município tem muitos desses animais nos centros urbanos, por isso ficamos em alerta quando aparece um macaco morto pela possibilidade de estar infectado pelo vírus da febre amarela. Neste mês de maio foram localizados dois desses animais mortos, um deles foi encontrado por um morador da cidade e o outro por um técnico da UVZ durante a averiguação da denúncia.

De acordo com a diretora da Unidade, Fernanda Camargo, há mais de 5 anos não são registrados casos de febre amarela em Itumbiara, mas o monitoramento de óbitos e mosquitos transmissores deve ser constante por estarmos na fronteira com Minas Gerais, onde até ano passado foram registrados casos da doenças em animais e humanos. A garantia da cobertura vacinal na população é a melhor maneira de evitar a doença.

Se você encontrar esses animais mortos, não tocar nem manusear o mesmo, favor entrar em contato o mais rápido possível com a equipe da UVZ, se possível enviar a localização pelo whatsApp (64) 99239-4111.