EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: PLATAFORMA DIGITAL

O Time da Educação tem se desdobrado para ressignificar as estratégias de ensino e se adequar a essa nova realidade educacional. O Regime Especial de aulas não presenciais continua a todo vapor obedecendo aos protocolos de prevenção ao Covid-19. Os professores e gestores pedagógicos da Rede Municipal buscam oportunizar aos alunos a continuidade e o acesso ao desenvolvimento intelectual por meio de aulas remotas. A tarefa não é muito fácil, mas não impossível.

A aulas virtuais estão acontecendo em todas as etapas da educação básica, desde o período de creche até o 9º ano do Ensino Fundamental e ainda nas turmas da EJA(Educação de Jovens e Adultos). Na Educação Infantil as propostas baseiam-se na perspectiva da criança como centro do processo educativo e nas interações entre elas e seus familiares, as atividades estão sendo propostas de maneira que não sobrecarreguem as famílias e com o zelo de que estas sejam passíveis de serem realizadas neste regime.

No Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), os professores gravam aulas, elaboram materiais e mantem contato com as famílias para esclarecimentos de dúvidas. Todo esse trabalho está sendo acompanhado e orientado pelas equipes gestoras das Unidades Escolares e pela equipe do Departamento Pedagógico da SME, que elaboram matérias que subsidiam os trabalhos dos professores, ou seja, é um processo construído a várias mãos.

A Secretaria da Educação tem inovado cada vez mais, o Departamento Pedagógico e o Departamento de Informática desenvolveram uma PLATAFORMA DIGITAL, a proposta é disponibilizar neste espaço os arquivos necessários para o trabalho dos docentes e equipes gestoras. A Secretária Municipal de Educação, Simone Araújo, ressalta que o momento tem mostrado o quanto o Time da Educação é unido e veste a camisa, além de trazer um pouco de acalento aos corações fatigados dos educadores, dos pais e dos estudantes nesse cenário ainda tão desconhecido que estamos vivenciando desde a chegada desta pandemia.