NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO

A Prefeitura de Itumbiara vêm a público desmentir veementemente a publicação feita por Jornal da cidade em sua página do Facebook nesta quarta-feira, (29/04), sobre supostas covas no cemitério de Itumbiara para vítimas fatais do Coronavírus. A postagem é uma fakenews agressiva, rasteira e que traz desinformação em um momento tão sério.

A prefeitura está seguindo todos os protocolos determinados pelo Ministério de Saúde com a aquisição de EPI’s e orientação para os seus funcionários que trabalham na Saúde e na Secretaria de Ação Urbana, bem como, em todos os setores da administração pública municipal. Enfatizamos que, até o momento, não foi feita nenhuma determinação para que sejam abertas covas nos cemitérios da cidade. Se algum dia houver a necessidade de tal ação visando o sepultamento de vítimas fatais – até esta data Itumbiara não registrou nenhuma vítima fatal com Coronavírus – faremos com a seriedade que o assunto exige, respeitando as orientações técnicas, sendo transparente com os dados e acima de tudo respeitando as pessoas.

O momento é de equilíbrio e bom senso na tomada de decisões, que hoje caminham no sentido de preservar a vida e também preservar as atividades comerciais, retomando-as gradativamente, sempre com responsabilidade. Esperamos que os veículos de comunicação façam seu trabalho essencial de informar corretamente as pessoas, sendo um mediador entre a notícia e a sociedade, cobrando quando necessário, mas também noticiando fatos e não mentiras que atacam a credulidade das pessoas.