FAÇA O DESCARTE CORRETO DA SUA MÁSCARA

Todos nós sabemos que as calçadas, os terrenos baldios e as ruas não são os locais corretos para o descarte de máscaras. Mas infelizmente falta ainda muita conscientização, tem muitas delas espalhadas por ai.

O uso de máscara é fundamental para proteção contra a contaminação do novo coronavírus e o descarte desses equipamentos de segurança também exige cuidados especiais, para que não se torne fonte de infecção.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental recomenda que o descarte de máscara seja realizado utilizando-se de dois sacos plásticos. Segurando a máscara pelo elástico, insira-a em um saco plástico, amarre bem e depois coloque dentro do segundo saco, dando um forte nó. Em seguida, jogue a máscara usada no lixo do banheiro. É importante que você não encoste na parte da frente da máscara quando for descartá-la. Após todo esse processo, higienize suas mãos o melhor possível. O lixo do banheiro é considerado um rejeito, ou seja, resíduos que não são reaproveitados pela coleta seletiva (popularmente chamado de “lixo comum”).

É importante também ressaltar que o uso de máscaras descartáveis devem ser priorizados para os profissionais de saúde. O Ministério da Saúde recomenda que a população utilize máscaras reutilizáveis.

A Prefeitura de Itumbiara, através da FUNSOL, está realizando a distribuição de máscaras reutilizáveis às pessoas integrantes do grupo de risco. A ação abrange a população carente da cidade.