VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A vacinação contra a gripe programada para abril foi antecipada para o mês março e começa na próxima segunda-feira, 23/03. Para evitar aglomeração, em Itumbiara as vacinas estarão disponíveis em todas as Estratégias de Saúde da Família, CAIS e NABS, seguindo todas as recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Os públicos-alvos foram divididos em diferentes datas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 11.200 idosos e aproximadamente 3 mil profissionais de saúde, que serão os primeiros a tomar a dose.

A vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido a atual situação de Emergência Internacional de Saúde Pública pelo coronavírus. A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o covid-19.

A vacina contra a gripe previne contra os tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior. As influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem a unidade de saúde mais próxima.

CALENDÁRIO CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

– A partir de 23 de março – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;
– A partir de 16 de abril – Professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– A partir de 09 de maio – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas; Povos indígenas; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Funcionários do sistema prisional; e Adultos de 55 a 59 anos de idade.
– 09 de maio: Dia D de Mobilização Nacional