ACAMPAMENTOS CIGANOS RECEBEM PROGRAMA ZOONOSES NA COMUNIDADE

A comunidade Cigana recebeu a visita de vários profissionais e estudantes da área da Saúde de Itumbiara. Nessa quinta-feira, 12 de março, o trabalho foi feito em 3 comunidades e atendeu 180 ciganos e ainda 121 imóveis vizinhos. Momento de receber orientações sobre prevenção e tratamento de várias doenças e também a importância de zelar dos animais(cães e cavalos), reforçando o risco de deixá-los soltos nas vias públicas, já que podem causar acidentes graves.

Além de palestras, foram feitos 60 exames de IST- Infecções Sexualmente Transmissíveis, aferição de pressão e teste glicêmico em 82 pessoas, vacina antirrábica em 32 cães, tratamento de 3 cavalos e coleta de sangue pra teste de leishmaniose em 4 cães com lesões.

Um dia também para cuidar da beleza com limpeza de pele e cortes de cabelo. Pipoca, cereal e picolé pra deixar dia ainda melhor.

O Programa Zoonoses na Comunidade tem o objetivo de orientar e promover saúde à população mais susceptível à doenças e acidentes relacionados aos animais ou vetores como mosquitos, escorpiões, entre outros. O programa já passou por importantes unidades do município com informações e coleta noturna de escorpiões, contribuindo com o bem-estar de todos.