TRABALHOS DE TAPA-BURACOS E PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA FORAM INTENSIFICADOS EM ITUMBIARA

A Prefeitura de Itumbiara, através da Secretaria de obras vem trabalhando de maneira rápida, eficaz e transparente, para diminuir os transtornos causados pelo grande volume de chuvas.
Neste mês de março, os trabalhos foram intensificados com o reforço de mais 1equipe. Agora são 6 equipes exclusivas para esses tipos de serviços, tapa-buraco e reparos emergenciais.
As equipes estão divididas da seguinte maneira: 1 para recorte, limpeza e preparo dos buracos a serem recapeados, proporcionando maior qualidade e agilidade. Duas equipes para o tapa-buracos, especializadas no recapeamento e pavimentação asfáltica. Duas equipes trabalham na construção de muros de contenção, reparos e serviços emergenciais nas redes de drenagem e 1 equipe trabalha na fabricação de tampas para bueiros e PV’s (Poços de Visita) e realizam a limpeza dos bueiros e bocas de lobo por toda a cidade.
Desde o início de 2020, a usina de asfalto produziu cerca de 2.160 toneladas de massa asfáltica CBUQ, este volume atende a aproximadamente 21.800m² de reparos que foram executados em tapa-buraco e recapeamento por toda a cidade.

TAPA-BURACOS
Tapa-buraco trata-se de um reparo em área danificada superficialmente, por tráfego intenso de veículos pesados e/ou infiltração de líquidos através da capa asfáltica causando o chamado “Borrachudo”. Para o reparo é realizado corte nas bordas da área danificada, retirada do material recortado e verifica-se a umidade do local afim de garantir compactação adequada, após estas etapas é aplicado a emulsão ou CAP e realizado a aplicação da massa asfáltica finalizando o reparo.
RECAPEAMENTO
No recapeamento o processo é semelhante ao do tapa-buraco, sendo que o mesmo é realizado em locais onde a área danificada é maior e que tenha comprometimento da base ou sub base. Para o recapeamento aguarda-se um período de até 72 horas após a aplicação da emulsão ou CAP para aplicação da massa asfáltica que é espalhada com a vibro acabadora, em seguida é realizada a compactação com rolo compactador, finalizando assim o recapeamento.

O número de buracos abertos durante o período chuvoso é grande, a demanda não para. A cidade tem 84 BAIRROS e quase 900 RUAS, as equipes estão trabalhando todos os dias, inclusive aos finais de semana. Elas seguem um cronograma priorizando os endereços mais críticos. Já passaram por vários bairros e o objetivo é resolver o problema em todos os locais que estiverem com o asfalto danificado.

Prefeitura de Itumbiara. Juntos por mais Desenvolvimento!