MARÇO LILÁS

MARÇO LILÁS

Março é considerado o mês da mulher e por isso se tornou também um momento propício para alertar sobre os riscos de uma das doenças responsáveis por tantas mortes anualmente. O câncer de colo Uterino é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer(Inca). A doença adquirida sexualmente pelo vírus HPV  pode ser evitada tanto por preservativo quanto pelas vacinas que estão disponíveis na rede pública para meninos e meninas.

O Março Lilás veio para conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau.

Iniciativa apoiada pela Prefeitura Municipal de Itumbiara que através da Secretaria Municipal de Saúde estará desenvolvendo várias ações ao longo do mês. As Unidades de Saúde estão de portas abertas para o exame preventivo a esse tipo de câncer. As mulheres que não fizeram o exame no último ano, podem procurar o postinho de Saúde mais próximo a sua casa e participar da programação do mês das mulheres.

Nesta quinta-feira, 5 de março, no ESF da rua Equador – bairro Marolina, das 19 às 22h, acontece a Noite das Flores. No local vai ter atendimento médico, odontológico, coleta de preventivo, teste rápido, palestra sobre saúde da mulher e sorteio de brindes.

A programação continua no dia 6, na UBS da Vila Vitória com palestra sobre auto estima e agendamento de preventivo, a partir das 7h da manhã.

No dia 17/03 é a vez do Esf 21(Cais), com um delicioso café da manhã, aferição de PA, teste de Glicemia e palestra.

No dia 25/03, um dia especial para as mulheres no ESF 6, bairro Brasília.

Na ESF 15, o evento será dia 30/03, das 09 às 11h, no CMEI  Suely Marza de Melo.

Esse tipo de evento vai ser feito em praticamente todas as Estratégias de Saúde de Família. E vocês estão convidadas.