SAÚDE DOS OLHOS: CONSULTAS E EXAMES NO CAIS DE ITUMBIARA

A Prefeitura de Itumbiara está se dedicando à saúde da nossa gente e quando o assunto é oftalmologia o município é destaque em Goiás. Mensalmente são realizadas 120 consultas pelo Sistema Único de Saúde, ou seja, são 1.440 consultas por ano.

Você precisa de uma consulta? Saiba como funciona:

A coordenadora da equipe médica de oftalmologia do município, Flávia Cristina, conta como conseguir o benefício. “A pessoa procura a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e durante o atendimento médico vai citar que precisa de uma atenção maior nos olhos, desta forma este profissional vai solicitar um encaminhamento para o oftalmologista. O cidadão já sai da UBS sabendo o dia e horário da consulta que é sempre realizada no CAIS do Bairro Paranaíba”.

Exames e cirurgias gratuitas

Segundo Alexandre Caiado, médico oftalmologista que lidera o grupo nas consultas agendadas, no local são oferecidos vários exames, todos com acompanhamento de três ou quatro oftalmos. As pessoas saem do CAIS já com o diagnóstico ou uma receita para os óculos ou colírio e até mesmo com a indicação, se for o caso, da necessidade de cirurgia, destaca o médico.

Se o caso é de cirurgia, o paciente é encaminhado para a regulação que incluirá os seus dados na fila de espera junto ao CEROF (Centro de Referência em Oftalmologia), localizado em Goiânia. A partir daí o paciente vai aguardar, de acordo com o grau de urgência, para o agendamento do procedimento cirúrgico.